SOBRE OS EVENTOS



Os eventos acontecerão simultaneamente na Universidade do Vale do Paraíba, visando estimular alunos do ensino médio, de graduação e da pós-graduação de todo o País a divulgarem seus trabalhos, sendo eles:


Em 23 de outubro de 1997, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba anunciava o início das atividades do primeiro Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica, INIC. Nesta época, os resumos eram predominantemente dos nossos alunos. Entretanto, vinte anos depois o INIC passou a ser uma conjunção de eventos, recebendo 1.497 artigos, de 137 instituições de ensino de 21 estados. Em 23 de outubro de 2020, os eventos tiveram a primeira versão virtual, coincidindo com o dia de celebração do primeiro evento, devido ao distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde face a Pandemia do Coronavírus, modificando drasticamente a forma de interação entre as pessoas. Em 2022, o evento contou com a participação de 75 instituições oriundas de 20 estados brasileiros, contabilizando um montante de 1.020 trabalhos submetidos de 1.243 participantes, contando com os inscritos na modalidade sem apresentação de trabalho. Nessa última edição, uma pesquisa mostrou que 83% dos participantes têm preferência pelo formato virtual, quando 34 % alegaram que não teriam condições para participar de um evento presencial. Assim, a comissão organizadora decidiu por manter o evento totalmente virtual.

Neste contexto, o INIC é evento mais tradicional da UNIVAP, que está em sua 27ª edição. Desde o início, esse evento é direcionado aos alunos de graduação, que desenvolvam pesquisa de Iniciação Científica, ou que tenham desenvolvido projetos em disciplinas. Os resultados destas pesquisas possuem, no INIC, um espaço para serem divulgados e publicados, na forma de artigos completos.

É importante ressaltar que a cada edição, temos nos esforçado para aperfeiçoar no atendimento e acolhimento aos participantes, seja nas edições presenciais, em que recebíamos inúmeras caravanas de universidades de diversas regiões do país, seja no novo formato virtual, que exigiu da organização grande esforço para manter a regularidade e qualidade do evento.


O INIC Jr, ou INIC Técnico, é voltado aos alunos do Ensino Médio e Técnico, para que possam divulgar à comunidade os resultados de seus estudos, pesquisas de Iniciação Científica em projetos desenvolvidos ao longo de sua formação. O evento possibilita aos estudantes e jovens pesquisadores, mergulharem no universo da pesquisa científica acadêmica, despertando muitas vezes o interesse pela Graduação em diversas áreas do conhecimento. Por ter um caráter inter e multidisciplinar educativo e inovador, devido a riqueza dos trabalhos apresentados, promove uma ampla difusão do conhecimento. Ademais, possibilita aos alunos desta categoria do evento compartilhar com todos aqueles que participam do evento, inclusive a comunidade interna e externa em geral e familiares, os saberes, conhecimentos, habilidades e competências, adquiridos durante a sua formação o que permite um grande ganho na formação escolar e de vida dos participantes.


A Universidade do Vale do Paraíba, com participação da Faculdade de Educação e Artes (FEA), teve aprovado o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O primeiro ano do programa FEA foi em 2010, sendo renovado em 2013 e 2018, para as áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História e Pedagogia. Em 2018, foi aprovado o Programa Residência Pedagógica, PRP. Ambos os programas foram desenvolvidos em escolas públicas, estaduais e municipais, localizadas no município de São José dos Campos. Mais uma vez, no ano de 2022, a universidade foi contemplada pelo edital do mesmo ano e, nossos alunos universitários estão recebendo o benefício e aprendendo muito sobre a docência. A dedicação dos coordenadores e direção da faculdade é reconhecida, pois os programas são tradicionais em nossa instituição.

Desta forma, o Encontro de Iniciação à Docência (INID) divulga os resultados das atividades desenvolvidas, para socializar as informações obtidas nos dois projetos e, também avaliar e discutir sua importância na formação dos licenciandos.

O Encontro de Iniciação à Docência - INID, tem o objetivo de reunir professores, supervisores, preceptores, discentes e interessados na temática sobre a Educação Básica.

A participação, interação e discussão dos temas dos projetos, pertencentes aos Programas: PIBID e PRP, entre diferentes Instituições de Ensino Superior, que participam do evento, possibilitam aos participantes importantes reflexões sobre a educação básica e, assim, contribui com conhecimentos pertinentes sobre a identidade e trajetória dos projetos, bem como, sinalizar para os avanços da educação e da formação de professores no País.


O Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação preenche uma lacuna na divulgação das pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação Lato e Stricto-Sensu. O EPG, seguindo a mesma linha do INIC, busca a continuidade da divulgação científica, sendo importante ressaltar que em geral parte dos congressistas já apresentaram trabalhos no INIC.

Em sua 23ª. Edição, o EPG traz a oportunidade para que estudantes e profissionais compartilhem suas experiências em atendimento às demandas de setores públicos, empresas e organizações do terceiro setor, como também, para que jovens pesquisadores divulguem suas investigações científicas com a comunidade acadêmica, propiciando reflexões de seus resultados com pesquisadores e avaliadores do Evento.


A Extensão Universitária vem ganhando espaço na realidade das Universidades, devido às novas Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, abrangendo inclusões no Plano de Desenvolvimento Institucional de Instituições de Ensino Superior, dentre outros documentos normativos. A resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 lança um desafio às Instituições de Ensino Superior ao estabelecer as normas para a Curricularização da Extensão em todas as áreas, em especial, as de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico racial, educação indígena e direitos humanos.

A Univap compreende a Extensão Universitária como um instrumento de conexão bilateral universidade-comunidade, buscando a integração e difusão de saberes, a união de esforços no processo de transformação de todos os envolvidos (estudante, universidade e comunidade), a constituição de um mecanismo de retroalimentação para reflexão e reposicionamento das ações no âmbito da universidade e, principalmente, a formação cidadã dos discentes em ambientes autênticos e complexos em que atuarão profissionalmente.

Ressaltando a importância desse diálogo entre universidade e comunidade, a Universidade do Vale do Paraíba celebra o segundo Encontro de Extensão Universitária - ENEXUN alicerçado pela expressiva participação e pelo rico debate ocorrido nas últimas edições de 2021 e 2022

O tema deste ano “A era digital e suas implicações sociais: desafios e contribuições” é a oportunidade para que os trabalhos do Enexun promovam as dimensões da interdisciplinaridade, interação dialógica, e transformação social. Neste sentido, salienta-se que o aluno é o agente transformador, sendo seu principal objetivo compartilhar conhecimentos e experiências extensionistas, que foram desenvolvidas na forma de programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços e outros produtos acadêmicos voltados à comunidade, vinculados à graduação e pós-graduação, e realizadas por estudantes, docentes e pesquisadores.