BOAS VINDAS AOS CONGRESSISTAS - PALAVRA DA COORDENADORA GERAL



Prezados Congressistas,


É com imenso prazer que a Universidade do Vale do Paraíba dá boas-vindas aos participantes do XXII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XVIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, XII INIC Jr da UNIVAP, VIII INID.

Há 22 anos, nossa Instituição se dedica a divulgar a produção científica, de alunos da Graduação, Pós-Graduação e de alunos do Ensino Médio, para incentivar a prática do pensamento científico, crítico, ético, em diferentes etapas da formação acadêmica.

Em 2018, elegemos como tema do INIC "PATRIMÔNIO E CULTURA, DESAFIOS DA CIÊNCIA FRENTE A IDENTIDADES PLURAIS", como alusão ao ano Internacional do "Patrimônio Mundial e a Criatividade", definido pela UNESCO – ONU. A identidade visual do Evento, criada pelo web designer Evandro Montenegro privilegia os elementos principais de nosso tema: O Patrimônio, simbolizado pelo Cristo Redentor (patrimônio da humanidade); as identidades plurais, representadas pela variedade de cores da logomarca, e a ciência, que se materializa no DNA. Nossa ideia foi trazer a pluralidade, de identidades e cultural, para o centro das discussões do evento, considerando que a temática "diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal" (MEC, 2018). A CIÊNCIA, no mundo contemporâneo, precisa trazer para o centro do debate a necessidade da valorização e do respeito às diferenças, do conhecimento produzido como aquele que permite a compreensão da pluralidade das identidades do mundo, para que a ciência se coloque, cada vez mais, a serviço de uma sociedade mais justa.

No XXII INIC iremos tematizar com o "PATRIMÔNIO E CULTURA, DESAFIOS DA CIÊNCIA FRENTE A IDENTIDADES PLURAIS", pois é necessário que façamos essa discussão todos os dias, em nosso envolvimento com a PESQUISA, como estudantes, como profissionais da academia, como cidadãos!

Em 2018, vamos continuar a premiação dos cinco melhores trabalhos por área do conhecimento e, entre esses, aquele que será considerado O MELHOR TRABALHO de sua área. Os certificados de premiação serão entregues no último dia do evento.

Esperamos que nesse INIC você, Congressista, se aproxime e se liberte, por meio da produção de um conhecimento científico, com ética e respeito. Que vocês façam do INIC o sucesso de sempre.

Enviem seus artigos, participem!!

Saudações,


Sandra Costa
Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UNIVAP
Coordenadora Geral do XXII INIC

Referência:

MEC - Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais - PLURALIDADE CULTURAL. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf. Acesso em: 22/05/2018.




ANAIS DAS EDIÇÕES DO EVENTO

Conheça um pouco sobre as edições do evento.

2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017



COMITÊ TÉCNICO CIENTÍFICO

Confira a lista completa dos avaliadores do INIC 2018.

Clique aqui




LINKS INTERESSANTES

• Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico   www.cnpq.br
• Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   www.capes.gov.br
• Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência   www.sbpcnet.org.br
• Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo   www.fapesp.br