PALAVRA DA COMISSÃO ORGANIZADORA



Prezados Alunos, Professores e Pesquisadores,

Mais uma vez, a Universidade do Vale do Paraíba tem a honra de apresentar os Anais aos participantes do XXIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XIX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica Júnior Jr da UNIVAP e IX Encontro de Iniciação à Docência.

Há 23 anos, a UNIVAP tem o compromisso com a divulgação da produção científica, de alunos da Graduação, Pós-Graduação e de alunos do Ensino Médio. Essa preocupação é uma forma de incentivar o pensamento científico, crítico, ético, em distintos momentos da formação acadêmica.

Como é tradição, no XXIII INIC, em 2019, nossa Instituição se inspirou no tema de projetos educacionais, proposto pela UNESCO, que estabeleceu esse ano como "O Ano Internacional das Línguas Indígenas". Nessa direção, selecionamos como tema do nosso INIC "O LOCAL FRENTE AO GLOBAL: PESQUISA, CIÊNCIA E OS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL", como alusão à temática definida pela UNESCO – ONU.

O web designer Evandro Montenegro criou a identidade visual da página, que nos remete à temática do LOCAL (BRASIL), GLOBAL e ao INDÍGENA. Nossa ideia foi de privilegiar, mais uma vez, a pluralidade de ideias e cultura, representado pelos indígenas (povos nativos), colocá-los no centro das discussões acadêmicas, e do nosso evento, principalmente porque o indígena "interessa ao desenvolvimento, para a construção da paz e para a reconciliação da humanidade" (UNESCO, 2019). Uma autocitação do evento representa essa ideia, pois "a CIÊNCIA, no mundo contemporâneo, precisa trazer para o centro do debate a necessidade da valorização e do respeito às diferenças, do conhecimento produzido como aquele que permite a compreensão da pluralidade das identidades do mundo, para que a ciência se coloque, cada vez mais, a serviço de uma sociedade mais justa". É importante trazermos essa discussão para o nosso dia a dia, para nos conhecermos como nação, como povo, como irmãos. E a CIÊNCIA tem papel primordial nesse processo.

Esperamos que nesse INIC você, Congressista, se aproxime e se entregue às discussões acadêmicas, por meio da produção de um conhecimento científico, com ética e respeito. O INIC depende de vocês para ser o sucesso de sempre.

Saudações,


Sandra Costa

Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UNIVAP

Coordenadora Geral do XXIII INIC