TRABALHOS

SOBRE O INID

Desde agosto de 2010, a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) desenvolve o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com apoio da Ministério de Educação através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto Universidade e escola pública: espaço de formação docente abrange quatro áreas: Pedagogia (com ênfase em letramento), Matemática, Física e Ciências Biológicas com a participação de quatro escolas, mobilizando aproximadamente 60 estudantes de licenciatura. Completado o primeiro ano de projeto, a coordenação do PIBID/UNIVAP promove o encontro de Iniciação à Docência (INID) com o objetivo de apresentar o andamento de suas atividades, resultados iniciais e também para refletir sobre o futuro do projeto.


ÁREA DO CONHECIMENTO - INID

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES SUBÁREA
A CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE ALFABETIZADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Claudia Maria Sahade Laurino, Leidiane Rocha Leodoro Campos.
Orientador(es): Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira, Vera Lúcia Catoto Dias.
Humanas (INID)
A IDENTIFICAÇÃO DE PRATICAS QUE CONTEMPLEM O LÚDICO NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Lindalva Ramos de Souza, Janaina Gracielle Lopes dos Reis.
Orientador(es): Profª. Msc. Vera Lúcia Catoto Dias, Msc. Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira.
Humanas (INID)
A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: ALGUMAS PONDERAÇÕES Luciana Alves Vitor, Lislene Nagaroto, Inajara Ramos, Vera Lúcia Catoto Dias, Ana Maria da Silva Martin Gascón Oliveira.
Orientador(es): -----.
Humanas (INID)
A OBSERVÇÃO NOTURNA, UMA METODOLOGIA NÃO-FORMAL Francele Ribeiro de Oliveira Silva, Fabricia F. Gonzaga.
Orientador(es): Francisco C. R. Fernandes.
Exatas (INID)
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: OS CANTOS LÚDICOS Lidiane Oliveira Santos Silva, Patricia Aparecida da Silva, Suellen Rodrigues de Araújo Minicucci.
Orientador(es): Profª. Msc. Vera Lúcia Catoto Dias, Profª. Msc. Maria de Fátima G. M. Daniel.
Humanas (INID)
A PARTICIPAÇÃO NO PIBIB COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE Daiane Aquino dos Santos, Priscila Regina Prado Lima, Patrícia Aparecida da Silva.
Orientador(es): Vera Lúcia Catoto Dias, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira.
Humanas (INID)
ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS EM OFICINAS MATEMÁTICAS NA ESCOLA PÚBLICA Alan Elton Ramos.
Orientador(es): Iuri Rojahn da Silva.
Exatas (INID)
ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA VISÃO PROCEDIMENTAL DO ENSINO MATEMATICO POR MEIO DE OFICINAS COM O USO DE ARGILA Priscila Rodrigues do Nascimento.
Orientador(es): Iuri Rojahn da Silva.
Exatas (INID)
BRINCAR: A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Bruna Adriane Caravlho Vieira de Mattos.
Orientador(es): Vera Lúcia Catoto Dias, Anamaria da Silva Martin Gascón.
Humanas (INID)
CONTO E RECONTO: A ARTE DE TECER HISTÓRIAS Cíntia Fernandes.
Orientador(es): Vera Lúcia Catoto Dias, Anamaria Gascon Oliveira.
Humanas (INID)
DESEMPENHO DOS ALUNOS COM APLICAÇÃO DE OFICINAS Camila Fatima de Souza.
Orientador(es): Iuri Rojahn da Silva.
Exatas (INID)
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E OFICINAS DE ALFABETIZAÇÃO Suellen Rodrigues de Araujo Minicucci, Marina Corrêa Vilela Leite, Renata da Silva Inácio.
Orientador(es): Vera Lúcia Catoto Dias, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira.
Humanas (INID)
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORAS: PROPOSTA EM CONSTRUÇÃO Vera Lúcia Catoto Dias, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira, Celma Porto.
Orientador(es): -----.
Humanas (INID)
O PROJETO NA ESCOLA PÚBLICA E A INDISCIPLINA - OBSERVAÇÕES E RELAÇÕES-PIBID Regina Silva do Nascimento, Rosilda Aparecida Freitas.
Orientador(es): Iuri Rojahn da Silva.
Humanas (INID)
OFICINAS"TERRA,SOL E LUA" DO PIBID/FÍSICA-UNIVAP: EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE FISICA. Jose Moraes, George A. Santos, Idebil A. C. Freitas.
Orientador(es): Francisco C. R. Fernandes.
Exatas (INID)
POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE - ATIVIDADES DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA Mary Terezinha Lopes de Oliveira.
Orientador(es): Iuri Rojahn da Silva.
Exatas (INID)
PROJETOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO Camila Avelar Lopes.
Orientador(es): -----.
Exatas (INID)
REGISTROS DE PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Janaina Gracielle Lopes dos Reis, Lindalva Ramos de Souza.
Orientador(es): Profª. Msc. Vera Lúcia Catoto Dias, Profª. Msc. Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira.
Humanas (INID)
SONDAGEM: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Paola Guimarães de La Rocque Medeiros de Barros, Márcia da Rocha Onári, Daniele Corrêa Vilela Sales Barbosa, Vanessa Aguirre Trindade.
Orientador(es): Vera Lúcia Catoto Dias, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira.
Humanas (INID)
UM ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE PLANTAS MEDICINAIS EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Aline Angélica Ferreira, Everton Rodolfo Nogueira, Jéssica de Castro Silva, Mariana Martins Amaral, Mayra D'Angelo Ota, Michelle Francisca Talpai Leite, Sandra Mara Ruivo, Uiara Coromano Trevicio, Enéas Alves Teixeira, Kátia Santa Ana Melo.
Orientador(es): Walderez Moreira Joaquim, Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho.
Biológicas (INID)
UM ESPAÇO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO MAZZA E NA ESCOLA ESTADUA DR. PEDRO MASCARENHAS Ana Lidia Vieira Gomes Querubino, Silara Fátima Batista, Luis Fernando Moura de Oliveira, Marcelo Davi Sodero de Silva, Crisitiane Aparecida Ferreira Pires, Marcela Merides Carvalho, Lucas Giovanni Zanella, Elise Oliveira da Costa, Celina de Alvarenga Castro Cezar, Simone D'Elboux Miranda de Oliveira.
Orientador(es): Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho, Walderez Moreira Joaquim.
Biológicas (INID)

As informações mostradas nesta página são as mesmas cadastradas pelo inscrito/autor no sistema de submissão de trabalho.