SOBRE OS EVENTOS



Os eventos acontecerão simultaneamente na Universidade do Vale do Paraíba, visando estimular alunos do ensino médio, de graduação e da pós-graduação de todo o País a divulgarem seus trabalhos, sendo eles:


O INIC é o evento mais tradicional da UNIVAP, chegando à sua 29ª edição em 2025. Destinado aos alunos de graduação envolvidos em pesquisas de Iniciação Científica, Projetos Curriculares ou Ações Extensionistas, bem como aos estudantes de pós-graduação de Mestrado e Doutorado, o INIC representa um espaço privilegiado para divulgação e publicação das pesquisas desenvolvidas ao longo da vida acadêmica.

Desde 2024, o evento passou a adotar o modelo híbrido, combinando atividades presenciais e online, com o objetivo de restabelecer o contato social e ampliar as interações acadêmicas. Essa mudança marcou um importante avanço na retomada das experiências enriquecedoras proporcionadas pelos encontros presenciais.

Na edição de 2024, o INIC recebeu 1.121 submissões, das quais 1.012 foram aprovadas, contando com participantes de 19 estados brasileiros e representantes de 74 instituições de ensino, incluindo uma instituição do Paraguai e outra do México. Ao todo, participaram do evento 2.288 inscritos, entre apresentadores de trabalhos e público geral.

Vale ressaltar o compromisso constante da organização do INIC em aprimorar o acolhimento e a qualidade oferecida aos participantes, tanto nas edições presenciais, tradicionalmente marcadas pela presença de caravanas acadêmicas vindas de todo o país, quanto no formato virtual, que demandou grande dedicação para manter a excelência e regularidade do evento.

O XXIX INIC será mais uma valiosa oportunidade para promover o compartilhamento de conhecimento, fomentar o desenvolvimento científico e fortalecer a integração entre estudantes, professores e pesquisadores do Brasil e da América Latina.


O INIC Jr., também conhecido como INIC Técnico, é um Encontro de Iniciação Científica destinado a jovens estudantes envolvidos em projetos de pesquisa.

O evento oferece uma oportunidade única para que os estudantes apresentem seus trabalhos e interajam diretamente com pesquisadores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, promovendo a conexão com o universo acadêmico e profissional. Além disso, o encontro proporciona um espaço enriquecedor para que os participantes explorem as diversas áreas do conhecimento abordadas na graduação, ampliando suas perspectivas e interesses acadêmicos.

Quem participa do INIC Jr. obtém um diferencial na formação e agrega valor à trajetória acadêmica.

Faça parte do universo da pesquisa científica. Participe do INIC Jr.


INID 2025: Tecendo o Futuro da Educação Básica: Diálogos e Inovações na Formação Docente

O Encontro Nacional de Iniciação à Docência (INID) da UNIVAP, parte integrante do INIC 2025, convida a comunidade educacional a um diálogo essencial sobre o presente e o futuro da formação de professores para a educação básica.

Inspirados pelo tema do INIC deste ano, "A ciência do 'nano' e seu impacto transformador no 'macro'", buscamos explorar como a inovação e as novas perspectivas da ciência e da tecnologia podem enriquecer as práticas pedagógicas.

Com uma trajetória consolidada pelos programas PIBID e Residência Pedagógica, que desde 2010 promovem uma valiosa parceria entre a UNIVAP e as escolas públicas de São José dos Campos, o INID se configura como um espaço privilegiado para a socialização dos resultados desses projetos e a reflexão sobre seu papel na formação inicial de professores.

Em 2025, em sintonia com as celebrações globais da UNESCO para o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas e o Dia Internacional da Educação sobre Inteligência Artificial, o INID amplia o debate, convidando professores, supervisores, preceptores, licenciandos e demais interessados a discutir como as novas tendências da ciência e da tecnologia podem influenciar e transformar a educação básica.

Este encontro é uma oportunidade para apresentar trabalhos que abordam a prática docente em suas múltiplas facetas, incluindo experiências de estágio e pesquisas acadêmicas, independentemente de sua vinculação ao PIBID. Participe do INID 2025 e contribua para a construção de uma educação básica mais inovadora, relevante e conectada com os avanços do nosso tempo. Juntos, podemos tecer um futuro promissor para a formação de professores e para a educação em nosso país.

Considera-se importante destacar que a apresentação de trabalhos relacionados a prática docente que não estáo vinculados ao PIBID e RP, também são bem aceitos. Assim, percepções decorrentes dos estágios obrigatórios ou pesquisas acadêmicas sobre o tema em questão tem espaço para no evento.


Em 2025 o INIC/EPG prioriza as transformações científicas advindas da nanociência e suas repercussões no macro. O universo do micro e do macro se entrecruzam e refletem as discussões e debates em torno dos avanços científicos, tais como a Inteligência Artificial com seus possíveis impactos na educação e nas reflexões acadêmicas. Todas essas possibilidades significam um passo importante no trabalho de divulgação de nossas experiências científicas, de incentivo e troca de informações, possibilitando o avanço na pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento.


A Extensão Universitária tem conquistado relevância crescente no contexto das Universidades, em razão das Diretrizes para a Extensão no Ensino Superior no Brasil, e da resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Dessa forma, configura-se como um dos pilares fundamentais do ensino superior, ao promover a articulação entre o conhecimento acadêmico e as demandas sociais, contribuindo de forma efetiva para a transformação da realidade e para o fortalecimento do compromisso social das instituições de ensino. Destaca-se, ainda, o papel fundamental da Extensão na formação cidadã dos estudantes, por meio de sua inserção em contextos concretos e complexos, alinhados às demandas sociais e às exigências do exercício profissional.

A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) concebe a Extensão Universitária como um instrumento estratégico de articulação bidirecional entre a instituição de ensino superior e a sociedade, com o propósito de promover a integração e a difusão do conhecimento. Tal concepção busca fomentar a cooperação mútua no processo de transformação dos sujeitos envolvidos — discentes, universidade e comunidade —, bem como estabelecer um mecanismo contínuo de retroalimentação para análise crítica e reorientação das práticas acadêmicas.

Destacando a relevância do diálogo contínuo entre a universidade e a sociedade, a Universidade do Vale do Paraíba tem a satisfação de anunciar a realização da quinta edição do Encontro de Extensão Universitária – ENEXUN, consolidado pela significativa participação e pela qualidade das discussões promovidas desde sua primeira edição em 2021.

Nesse contexto, a temática “A ciência do 'nano' e seu impacto transformador no 'macro'” evidencia a importância das inovações científicas e tecnológicas em escala nanométrica, cujas aplicações têm provocado mudanças significativas nos diversos setores da sociedade contemporânea.

Ao abordar as potencialidades da nanotecnologia e sua interface com áreas como saúde, meio ambiente, energia e comunicação, a Extensão Universitária torna-se um espaço privilegiado para a difusão desse conhecimento emergente, aproximando a comunidade acadêmica da população em geral, ao mesmo tempo em que fomenta a formação crítica e cidadã dos estudantes.