» Prefácio

A Era do Conhecimento

Henry Pestalozzi (apud Brandão e Guimarães, 1999), pedagogo suíço, idealizou a educação como desenvolvimento natural, espontâneo e harmônico das capacidades humanas que se revelam na tríplice atividade da cabeça, das mãos e do coração (head, hand and heart), ou seja, na visão intelectual, técnica e moral da pessoa. Partindo desse pressuposto, Durand (apud Brandão e Guimarães, 1999) construiu um conceito de competência baseado em conhecimento, saber fazer e querer fazer.

A globalização da economia e os novos modelos de gestão, associados às novas tecnologias, vem gerando inovações em escala e velocidade sem precedentes, com conseqüente aumento da exigência da competência. A Era do Conhecimento estabelece que as novas fontes de riqueza são a informação, o conhecimento e a comunicação.

O X INIC / VI EPG, vem contribuir de maneira determinante para a criação e disseminação do conhecimento, sem perder de vista a ética, fatores estes essenciais para que o homem possa atingir seu desenvolvimento pleno.



Baptista Gargione Filho Prof. Dr.
Reitor da UNIVAP