SOBRE O INID (PIBID)






A Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), com participação da Faculdade de Educação e Artes (FEA), teve aprovado o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Ministério de Educação por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse Programa foi iniciado, na UNIVAP, em 2010, renovado em 2013, para as áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História e Pedagogia, que desenvolveram, em diversas escolas públicas estaduais do município de São José dos Campos, o projeto intitulado: Universidade e escola pública - espaço de formação docente, com a participação de sete escolas, e a mobilização de 75 estudantes de licenciatura.

Assim, como parte do Programa, a UNIVAP começou a promover o Encontro de Iniciação à Docência (INID) para divulgar os resultados das atividades desenvolvidas, para socializar as informações obtidas em diferentes projetos e também avaliar e discutir a importância do projeto na formação dos licenciandos. Apesar do Governo ter reestruturado o PIBID, a UNIVAP optou por manter o INID, como programação interna ao INIC, pois o evento se transformou em referência regional.
O Encontro de Iniciação a Docência - INID faz parte do evento para reunir professores, supervisores, discentes e interessados na temática sobre Educação.

A participação, interação e discussão dos temas dos projetos entre diferentes Instituições de Ensino Superior, que participam do evento, pode trazer para os participantes importantes reflexões sobre a educação básica e, assim, contribuir com informações sobre o andamento dos projetos e os avanços da educação no País.