SOBRE O INID (PIBID)






A Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), com participação da Faculdade de Educação e Artes (FEA), teve aprovado o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Ministério de Educação através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Com início do projeto em 2010, e renovação em 2013, os docentes dos subprojetos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História e Pedagogia vem desenvolvendo, em diversas escolas públicas estaduais do município de São José dos Campos, o projeto intitulado: Universidade e escola pública - espaço de formação docente, com a participação de sete escolas, mobilizando, aproximadamente, 75 estudantes de licenciatura.

A coordenação do PIBID/UNIVAP tem como objetivo promover o Encontro de Iniciação à Docência (INID) para divulgar os resultados das atividades desenvolvidas, socializando as informações obtidas e também avaliar e discutir a importância do projeto na formação dos licenciandos. No final do mês de outubro, tradicionalmente, a UNIVAP promove o Encontro Latino Americano de Iniciação Científica júnior, Iniciação Científica e de Pós graduação. O Encontro de Iniciação a Docência – INID passou a fazer parte do evento promovido pela Univap, para reunir professores, supervisores, discentes e interessados na temática sobre Educação.

A participação, interação e discussão dos temas dos projetos entre diferentes Instituições de Ensino Superior, que participam do evento, pode trazer para os participantes importantes reflexões sobre a educação básica e, assim, contribuir com informações sobre o andamento dos projetos.