O EVENTO



A UNIVAP E O INIC


Criada em 1992 e após um longo amadurecimento, a UNIVAP ainda é uma jovem Universidade, no entanto, muito ativa academicamente. Em 2017, foi considerada pelo Ranking Universitário Folha (RUF 2017), a primeira Instituição de Ensino Superior Privada (IESP) do Estado de São Paulo, em PESQUISA. A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1963 é a mantenedora da Universidade.

A UNIVAP conta atualmente com mais de cinco mil alunos, distribuídos em cinco Faculdades e um Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Oferece cerca de 30 cursos superiores e cinco Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) com o devido credenciamento pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes). São oferecidos na Universidade os Programas de Engenharia Biomédica (Mestrado e Doutorado); Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado); Planejamento Urbano e Regional (Mestrado e Doutorado); Bioengenharia (Mestrado) e Materiais e Catálise (Mestrado).

A parceria entre os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu com os cursos de graduação enriquece os alunos, favorecendo a troca de experiências e abrindo as portas da ciência. Outros diferenciais na formação acadêmico-científica dos alunos da Universidade são as concessões de bolsas de estudos de Iniciação Científica do PIBIC-CNPq, pela Fapesp e por meio do Programa de Iniciação Científica Voluntária.

O INIC criado em 1997, surgiu a partir do interesse da Instituição em fomentar a pesquisa. O primeiro evento contou com a apresentação de aproximadamente 130 trabalhos com estudantes participantes de universidades apenas da região do Vale do Paraíba. O comitê científico do INIC até 2003 recebia apenas o resumo do trabalho submetido à avaliação, mas a partir de 2004, o evento passou a aceitar resumos expandidos de quatro paginas que evoluíram, em 2009, para artigos com seis páginas dos participantes dos Encontros de Iniciação Científica e de Pós-Graduação. Já o INIC Jr, passou a receber artigos com até quatro páginas.

O reconhecimento pelas Instituições de Ensino (Médio, técnico e superior), da seriedade do INIC da UNIVAP cresce a cada ano, tanto é que em 2016, o comitê científico avaliador recebeu 1.200 artigos sendo 1.110 aceitos para apresentação por estudantes de mais de 115 IES oriundos de 20 Estados do País.

Este ano, o evento recebeu cerca de 1.500 trabalhos, nas diversas áreas do conhecimento e de Instituições da maioria dos estados brasileiros e mesmo do Mercosul.

Realização:

Apoio: