Palavra do Presidente do XII INIC / VIII EPG / II INIC Jr.
Um dos principais questionamentos dos modelos atuais de ensino é a determinação do momento ideal para o aluno iniciar atividades científicas.
Educadores defendiam a idéia de que a Iniciação Científica na graduação era uma atividade voltada apenas para alunos que tivessem aptidão para a pesquisa e a pós-graduação, pensamento contrariado pela prática das escolas do ensino fundamental e médio que desenvolvem atividades através das feiras de ciência.
Hoje, sabe-se que a Iniciação Científica permite ao aluno da graduação desenvolver seu poder de observação, ferramenta básica para a compreensão de fenômenos, além seu potencial inquiridor e habilidades metodológicas e técnicas para a aplicação na solução de problemas.
Todas estas qualidades contribuem fortemente para que o aluno construa seu próprio conhecimento, objetivo primeiro do Encontro de Iniciação Científica promovido pela UNIVAP.
A integração entre a Graduação e a Pós-Graduação aumenta de maneira significativa a sinergia do processo da busca pelo conhecimento, daí a importância da associação do XII INIC, VIII EPG e II INIC Jr. promovidos pela Universidade do Vale do Paraíba.
Sandra Maria Fonseca da Costa, Profa. Dra.
Presidente do XII INIC / VIII EPG/ II INIC Jr